Trabalhando com Horas

O cálculo de horas no Excel

Criaremos uma planilha de cálculo de horas trabalhadas e valor a receber, conforme exemplo abaixo.

Note que nela é FUNDAMENTAL que as horas sejam inseridas como tal, isto é, com os dois pontos separando horas dos minutos. Se não for assim, o Excel não irá entender que os valores nas células correspondem a horas.

horas001-300x268

Primeiro precisamos calcular a quantidade de horas trabalhadas. Considerando a parada teremos que somar os dois períodos trabalhados.

Note que basta calcular a diferença entre as horas de saída e de entrada, já que, para o Excel, a hora nada mais é do que um número que vai de 0 a 1.

Se por exemplo digitarmos 12:00, o Excel irá entender como 0,50, já que estamos na metade do dia. Se for 18:00 ele entenderá 0,75, porque representa 75% do dia (18/24).

É esta a razão pela qual a hora deve ser digitada como hora. Se você digitar, por exemplo 18, ele não entenderá isto como 75% do dia, e sim como 18.
horas no excel
Depois basta copiar esta fórmula até o final.

Na última linha, para podermos saber o total de horas trabalhadas basta somá-las (lembre-se de que no final é apenas uma soma de números). Veja:

Calculando horas no Excel

Mas ao ver o resultado, parece que algo deu errado, já que ele mostrou apenas 10:35 no resultado, e só de uma passada de vista vemos que o total de horas é maior do que 10 horas.

Formatação de Horas no Excel

Existe uma ‘pegadinha’ na formatação que o Excel fez. Por padrão ele mostra horas de até 24:00. O que passa ele vai acumulando como um número inteiro.

Se você lembrar, comentei acima que a hora é um decimal, imagine que somamos 9:00 de trabalho por 3 dias consecutivos, o que daria 27:00.

Como o Excel entende isto como um número, o resultado correspondente será de 1,125 (um dia inteiro – 24h) mais 0,125 de um dia (0,125 x 24).

Na formatação padrão do Excel ele considera somente a parte decimal da hora, em nosso caso, 0,125, o que dá 3:00.

Mas ele NÃO apagou o resto, APENAS NÃO MOSTROU. No exemplo acima ele mostrou apenas 10:50.

Para isto, basta ir em Formatar > Células, na guia NÚMERO selecionar Hora e escolher o formato 37:30:55, que corresponde à formatação de hora acima de 24:

Formato de hora no Excel


 

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Combinando horas com dinheiro no Excel

Para sabermos o valor a ser recebido neste exemplo precisamos multiplicar o valor da hora (25 reais) pelo total de horas (178:35). De cabeça percebemos que dá um valor maior do que R$4.000.

Mas se multiplicarmos os dois valores temos ao final R$186,02!!!

Por que?

Lembra que hora é um decimal? Então, aquele 178 não representa o número 178 inteiro, e sim 178/24.

Para que vire algo correto, a solução é bem simples:

MULTIPLIQUE O RESULTADO POR 24, para que o número 1 no formato de horas represente o numero 24 em números inteiros.

Agora, temos o total de R$4.464,58, o que corresponde ao valor real.

E apesar de parecer mais simples usar números inteiros para hora (porque daí bastaria fazer a multiplicação), os minutos seriam complicados, já que enquanto que no formato de hora os minutos vão de 00 até 59, no formato decima vão de 00 até 99. Imaginou??

 

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Comentários

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Comments

  1. paulo caetano says

    Muito bom, em breve vou lhe-enviar algumas dicas também. “Quebre a cabeça ai”, exemplo: vc tem uma longa listagem em sua planilha e precisa inserir linhas vazias entre cada linha da listagem.Como inserir facilmente estas linhas? (não vale inserir uma a uma ok).
    Um abraço,
    paulo caetano (Estatística do Controle da Dengue em Sete Lagoas)